Pular para o conteúdo

24 de outubro de 2012

Inovação é foco para negócios na Copa do Mundo

por innovacentro

A Copa do Mundo da FIFA 2014, representam uma oportunidade ímpar para inovar na criação de produtos e se diferenciar no mercado

Workshops e oficinas do Sebrae têm como tema a produção para o Mundial de futebol.

Criatividade e design são aliados importantes das micro e pequenas empresas do setor do vestuário. Eventos esportivos de grande porte, como a Copa do Mundo da FIFA 2014, representam uma oportunidade ímpar para inovar na criação de produtos e se diferenciar no mercado. O assunto, que tem despertado o interesse de muitos empresários, é tema de workshops e oficinas do Sebrae no Paraná nos municípios de Fermando Beltrão, Apucarana e Maringá, regiões com forte produção têxtil e de confecções.

As ações fazem parte do Programa Sebrae 2014, que tem como objetivo orientar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas de olho em oportunidades de negócios antes, durante e depois do Mundial de futebol.

“O pensar criativo é o primeiro passo para a diferenciação de produtos no concorrido setor do vestuário”, diz Carla Werkhauser, coordenadora estadual de Vestuário do Sebrae no Paraná. Os workshops, para ela, deixarão a inovação como legado, além de uma nova visão quanto aos negócios.

Já as oficinas sobre design, no entendimento da coordenadora, têm como foco conceitos sobre brasilidade e suas vantagens. “Queremos que os empresários passem para seus produtos a brasilidade, fugindo do óbvio, que é o verde e o amarelo”, destaca.

Carla Werkhauser explica ainda que a expectativa é que as micro e pequenas empresas do setor aproveitem a oportunidade para fazer escola e ganhar mercado. “Por isso é tão importante investir em diferenciais como criatividade e design, e torná-los a marca registrada de produtos e serviços que despertarão o interesse do mercado consumidor, independentemente se estimulado ou não por eventos de grande porte”, observa.

Workshops

A palestra Criatividade como diferencial competitivo, ministrada por Eloi Zanetti, consultor de marketing e fundador da Escola de Criatividade, em Curitiba, e que compõe o workshop, tem duração média de quatro horas e aborda questões como a inovação. Em Francisco Beltrão, o workshop conduzido por Eloi Zanetti acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 16 horas, no escritório do Sebrae localizado na Rua São Paulo, 1.212, Condomínio Alphaville.

O mesmo tema acontece ainda em Apucarana, no dia 31 de outubro a partir das 8h, no salão nobre da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), que fica na Rua Osvaldo Cruz, 510, no 15º andar.

Em Maringá, no noroeste do Paraná, a palestra e o workshop de Eloi Zanetti, para empresários do setor do vestuário, será no dia 13 de novembro às 19h, no escritório regional localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, Bloco II, no Bairro Zona 7.

Oficinas

As oficinas do Programa Sebrae 2014, para empresas do setor de vestuário, começam no dia 19 de novembro, em Francisco Beltrão; e seguem nos dias 26 de novembro, em Apucarana; e 29 de novembro, em Maringá, nos mesmos locais dos workshops sobre criatividade.

Em Beltrão, a oficina Gol do Brasil – Produtos com Qualidade Internacional e Design Contemporâneo Lifestyle Brasileiro, conduzida por Luciane e André Robic, do Instituto Brasileiro de Moda (IBMODA), vai das 8h30 às 17h30. Em Apucarana, das 8h30 às 19h30 e em Maringá, das 8h30 às 19h30.

A oficina Gol do Brasil apresentará aos empresários de Francisco Beltrão, Apucarana e Maringá o valor do design brasileiro e paranaense e como esses elementos se transformam em produtos inovadores, com maior rentabilidade e potencial de venda. Questões, como Marca Brasil e inovações em têxteis e confecções para moda, entrarão em pauta, durante as oficinas.

Assim como temas correlatos como aspectos do Design Contemporâneo, semiótica da Marca Brasil, aplicação da Marca Brasil ao Design Contemporâneo, mercado e consumo de produtos relacionados à Copa, principais categorias de produto, o Design da Moda em produtos da Copa, qualidade internacional em têxteis e confecções.

Fonte: Portal Inovação publicado em 23/10/2012

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: