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13 de setembro de 2012

Co-criação: inovação e criação de valor compartilhado

por innovacentro

Cresce o número de empresas que colaboram com diferentes stakeholders para criar soluções customizadas, ou de massa, de forma compartilhada.

A Pepsi escolhe um novo saber para seu produto de forma interativa com seus consumidores. A Construtora Tecnisa desenvolve novos projetos a partir de um programa de inovação no qual interage com potenciais fornecedores. A Lego estimula uma comunidade de usuários de seus produtos a criarem suas próprias soluções. O Boticário colabora com franqueados na busca por inovações. A Cisco desenvolve novos negócios com seu concurso de inovação.

Cresce o número de empresas que colaboram com diferentes stakeholders para criar soluções customizadas, ou de massa, de forma compartilhada. A Co-criação é um dos temas mais relevantes dos últimos anos na área de gestão, marketing, estratégia e inovação.
O acesso a hardware, internet e redes sociais estimula a adoção de tais iniciativas. Além disso, surgem novos consumidores, outros mudam continuamente suas necessidades. Emergem novos segmentos com demandas bastante específicas. Também fica evidente que o processo unilateral de pesquisa para compreender o consumidor desenvolver uma solução inovadora apresenta limitações. Esses e outros são importantes drivers que tem consolidado essa tendência globalmente e no Brasil.

Para aplicar ferramentas gerenciais é importante ir além da superfície e saber do que estamos falando. Em nosso entendimento “Co-criação é uma estratégia de negócios que prioriza o engajamento empresa-stakeholder para geração compartilhada de valor para as partes”.

Parece claro mas cabe detalhar:

1. Co-criação é mais do que inovar com cliente; é um guarda-chuva que integra os temas de crowdsourcing, inovação aberta, lead users, mass customization;
2. Co-criação pode envolver outros stakeholders que não o consumidor;

3. Co-criação é uma estratégia que abre espaço para novos modelos de negócio;

4. Co-criação pode produzir experiências e produtos customizados mas também padronizados e de massa.

Nossa experiência sugere um conjunto de passos baseados no que denominamos Octógono da Inovação

1. Defina o problema ou tema indutor: Para uma cooperativa de crédito com a qual trabalhamos um desses temas era “como mobilizar a participação de familiares de cooperados para fazer negócios com a cooperativa”.

2. Selecione o público a participar: A definição acima deve sinalizar que públicos estarão mais habilitados a contribuirem de forma relevante para a busca de soluções para o desafio.

3. Defina o foco do processo: Identificando o público alvo será possível definir se o foco da iniciativa será na geração ou refinamento de ideias. A 3M tem uma iniciativa denominada “test drive” na qual compartilha a versão introdutória de produtos para que os clientes possam testa-los e refina-los.

4. Estabeleça o modelo de engajamento: Definido o desafio e o público é necessário estabelecer se a interacão ocorre presencialmente ou via web e qual a intensidade de contato entre as partes.

5. Defina incentivos aos envolvidos: Decidido o modelo de engajamento e envolvidos é hora de saber o que os mobilizará. Quando o Boticário decidiu envolver as consultoras de loja na geração de oportunidades de inovação optou por estimulá-las com reconhecimento.

6. Execute e monitore a iniciativa: O principal desafio está na execução. O estabelecimento de um conjunto de indicadores balanceados é uma alternativa interessante para facilitar a avaliação pós implementação.

7. Integre as oportunidades a gestão: Depois de geradas ou refinadas, mais cedo ou mais tarde, de acordo com o tipo do projeto, as iniciativas precisarão ser integradas a estrutura da empresa ou mesmo com a formatação de uma nova empresa.

Uma série de fenômenos importantes tem estimulado uma nova abordagem de criação de valor e inovação. A co-criação envolve estratégia, engajamento, e agentes externo. O entendimento de seu conceito e o domínio de uma sequencia de passos pode auxiliar a melhorar o resultado de suas iniciativas inovadoras.

 

Fonte: Blog 3M publicado em 06/09/2012.

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