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30 de agosto de 2012

Rede de “postos” para carros elétricos ganha financiamento de US$50 milhões

por innovacentro

 

Na Europa, uma empresa que criou um sistema de troca de baterias para carros elétricos tem gerado muitos comentários.

Os carros elétricos mal chegaram ao Brasil – nossa atenção ainda está toda voltada para a instável indústria do etanol – mas, na Europa, uma empresa que criou um sistema de troca de baterias para esses veículos tem gerado muitos comentários.

A Better Place, do empreendedor Shai Agassi (que já fez até palestras no conhecido evento TED, como você pode ver no vídeo acima), conseguiu hoje um financiamento de 40 milhões de euros (US$ 50 milhões) do Banco Europeu de Investimentos (EIB, na sigla em inglês) para finalizar a implementação de estações de troca de baterias na Dinamarca e em Israel, segundo a agência Reuters.

Esclarecendo: a duração das baterias dos atuais carros elétricos e híbridos (que usam combustíveis e também têm baterias recarregáveis com eletricidade) varia mas, de forma geral, não permite ao motorista dirigir longas distâncias. Com uma bateria de lítio de um sedan médio, é possível percorrer em torno de 160 quilômetros. Recarregá-las completamente, por sua vez, pode levar até oito horas.

Estação de troca de baterias da Better Place em Israel. (Foto: Divulgação)

Como pesquisadores em todo o mundo ainda estão longe de desenvolver baterias mais eficientes, Shai criou uma rede de estações para troca das baterias. Ao invés do condutor ir até um posto de gasolina abastecer o tanque, ele vai até as estações da Better Place onde, em cinco minutos, um sistema automático retira do carro a bateria usada e repõe no lugar uma totalmente carregada.

Para expandir esse modelo, a empresa tem trabalhado com montadoras na adaptação dos carros elétricos às estações de troca de baterias. A Renault é uma delas. Na Dinamarca e em Israel, já há 500 Renault Fluence ZE circulando nas estradas. A Better Place também trabalha com uma rede de carregadores de baterias, compatível com carros elétricos e híbridos de qualquer marca.

Dos 40 milhões obtidos do EIB, 30 milhões serão investidos na expansão da rede na Dinamarca. O restante será usado em novas estações em Israel. Antes de obter financiamento do banco europeu, a Better Place já havia levantado mais de US$ 750 milhões de fundos de investimento, incluindo o do banco HSBC.

É uma aposta alta e alguns especialistas – entre eles o futurista americano Peter Schwartz, que esteve no Brasil recentemente – questionam se o modelo será bem aceito pelo público. Será que vai pegar?
Fonte: Época Negócios em 28/08/2012.

 

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