Pular para o conteúdo

29 de agosto de 2012

Como otimizar negócios com a inovação aberta

por innovacentro

Empresas já vêm investindo em inovação aberta.

Na última quinta-feira (23), durante o 11º Congresso de Gestão do Conhecimento KM Brasil 2012,  empresas de renome como Brasil Foods, Braskem, e nós, da 3M, participamos do debate sobre Inovação Aberta Colaborativa onde compartilhamos tendências sobre novas maneiras para potencializar produtos e serviços com a ajuda do conhecimento colaborativo.

O que se concluiu é que de fato aqui, no Brasil, as empresas já vêm investindo em inovação aberta, mas para potencializar resultados, ainda há necessidade de investimentos em pesquisa e conhecimento.

Adriana Regina Martin, da Brasil Foods, maior exportadora mundial de carne de frango, afirma sobre a importância do papel de uma gestão do conhecimento em uma empresa para o seu desenvolvimento e tecnologia. “Contamos hoje com um programa de inovação bem estruturado, bem como parcerias do cenário acadêmico e programas que nos permitem identificar possíveis nichos de pesquisas”, revela.

Já a Braskem conta com um programa interno de desenvolvimento dos seus colaboradores a fim de potencializar o conhecimento dentro da empresa para gerir inovações: “Nós mantemos um banco de experts para buscar soluções. Além disso, temos parceria com universidades e centros de pesquisas dentro e fora do País. Também doamos bolsas de mestrado e doutorado para pesquisadores que possam via a trabalhar para a Braskem”. Disse Paulo Coutinho,

Marcelo Gandur, gerente de marketing da Divisão de Soluções da 3M, dividiu a importância estratégica para uma inovação dar certo, começando por fazê-la componente básico de uma cultura organizacional, sempre salientando a necessidade do conhecimento especializado: ”A capacidade de inovar é proporcional ao conhecimento da área”, explica.E a 3M, desde o início de sua história, tem a inovação como parte fundamental do modelo de negócio.

 

A 3M é reconhecidamente uma das empresas mais inovadoras do mundo. Em um século, geramos centenas de inovações premiadas em diversas áreas e até hoje, continuamos com o propósito de desenvolver produtos revolucionários que tornem a vida melhor, mais saudável e mais segura. E a nossa cultura de inovação parte do princípio em saber que uma inovação depende principalmente de pessoas, mas também necessita de ferramentas, investimentos e compartilhamento de ideias.

Por essa razão, a 3M coloca como fundamental um ambiente organizacional favorável, e isso se reflete na postura das lideranças, na transparência das comunicações, no respeito e no reconhecimento dos funcionários, nos investimentos em pesquisa e na gestão do conhecimento.

Publicado no blog da 3M, em 27/08/2012.

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: