Pular para o conteúdo

21 de agosto de 2012

Natura Campus: projetos colaborativos em ciência, tecnologia e inovação

por innovacentro

Intenção é mobilizar a comunidade científica para gerar novas propostas de inovaçãoA Natura lança no próximo dia 15 de agosto a Chamada de Projetos Natura Campus 2012 para colaboração em pesquisa junto a instituições de pesquisa. O objetivo é receber e avaliar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, que constituam oportunidades de inovação transformadora e formem redes de colaboração para a execução em parceria com tais entidades.O programa Natura Campus é um programa de relacionamento com a comunidade científica que tem como objetivo fomentar a inovação por meio da formação de redes colaborativas. O Programa realiza chamadas periódicas para recebimento de propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de atuação da Natura, possibilitando o planejamento de atividades pela Natura e pela sua rede de parceiros. “Com o Natura Campus, intensificamos a força do relacionamento entre a Natura, as universidades, instituições de Ciência e os órgãos de apoio e fomento à pesquisa. O modelo de inovação aberta adotado por nós possibilita que essas parcerias evoluam para uma rede conectada de ciência e inovação, que contribui para aumentar a competitividade da empresa no mercado e para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país” explica Luciana Hashiba, gerente de gestão e redes de inovação na Natura.

Em 2012, a Chamada de Projetos Natura Campus terá dois editais com diferentes áreas de pesquisa de interesse:

Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Ciências clássicas e avançadas em pele e cabelo;
  • Tecnologias sustentáveis;
  • Ciências do bem-estar e relações;
  • Sentidos, Design e Experiências.

Amazônia

  • Cultura e sociedade;
  • Conservação e biodiversidade;
  • Florestas e agricultura;
  • Design de produtos e processos.

No dia 15/08, às13h30 será realizado o lançamento dos Editais por meio de uma transmissão pela internet permitindo também interação. Os interessados poderão conferir o lançamento, interagir e esclarecer as dúvidas em tempo real. Para submeter o projeto, o pesquisador deve acessar o Portal Natura Campus, disponível no site http://www.naturacampus.com.br, clicar no link correspondente à Chamada de Projetos Natura Campus 2012, preencher todos os campos do formulário de inscrição.Como parte do processo da Chamada, a Natura, em parceria com a Endeavor, preparou uma oportunidade para fomentar o espírito de empreendedorismo científico. Durante o período de submissão dos projetos, os interessados participarão de fóruns de discussão, terão acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e inovação para aplicar esses conhecimentos aos seus projetos. Em dezembro, os finalistas participarão de workshops presenciais sobre o tema, sessões de coaching e preparação para a etapa final de avaliação da chamada.

O período de inscrições vai de 15/08 a 22/10. A etapa final será desenvolvida em dezembro e os projetos selecionados serão divulgados em janeiro/13.

Até 2011, a Natura colaborou com 18 Instituições de Ciência e Tecnologia parceiras de nove estados brasileiros e alcançou a marca de 32 projetos colaborativos concluídos e sete em andamento voltados à pesquisa científica básica ou tecnológica.

Sobre o Programa Natura Campus

O Natura Campus, criado em 2006, é o programa de relacionamento e construção de redes de colaboração da Natura com a comunidade científica com o objetivo de promover a geração de conhecimento, inovação e valor e rede. Dedicado à formação e o fortalecimento de parcerias, o programa conta com Portal na internet em que são lançados desafios, discutidos temas de ciência em blogs temáticos entre outras formas de interação.  O Programa Natura Campus já recebeu mais de uma centena de propostas, incluindo: captações de propostas através do portal de internet, chamadas em editais públicos e ideias de projetos apresentadas diretamente a nossos pesquisadores e encomendados pela Natura.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. O desenvolvimento sustentável orienta a maneira de a empresa fazer negócios desde sua fundação em 1969. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,506 milhão de consultoras, sendo 1,226 milhão no Brasil e cerca de 280 mil no exterior, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores. A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 64,8%.

Publicado no Inventta, em 15/08/2012.

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: