Pular para o conteúdo

2 de agosto de 2012

Natura junta Kinect, TV e espelho para promover linha de maquiagem

por innovacentro

Empresa contou com a ajuda da agência de publicidade ID para criar uma engenhoca capaz de testar virtualmente seus produtos em clientes

A cena é familiar para muitas mulheres. Você quer comprar um batom novo. Ou uma base. Ou uma sombra. Vai até uma loja, escolhe duas outras ou três cores de cada produto e vai testar. Experimenta o primeiro. Pega um lenço, tira a maquiagem, fica como rosto meio melecado e lá vai experimentar o segundo. Repete tudo e parte para o terceiro. Haja paciência.

A Natura resolveu facilitar a vida das suas consumidoras e, ao mesmo tempo, promover a linha UNA de maquiagens. Criou um espelho virtual no qual as pessoas podem experimentar vários tipos de produtos sem precisar se sujar e com um efeito bem próximo ao da maquiagem aplicada de verdade sobre a pele.

No fim de cada teste, a usuária é convidada a escrever o seu e-mail na tela, ou melhor, no espelho. A Natura enviará uma mensagem com os produtos usados pela mulher e os respectivos links deles no site da empresa, caso ela queira comprá-los. Essa é uma forma de estimular as vendas e, ao mesmo tempo, medir o efeito e o retorno da ação de marketing.

A construção da traquitana levou sete meses e reuniu 21 pessoas – 12 delas programadores que tinham a missão de tornar a experiência o mais real possível. A primeira ambição foi fazer o experimento em vídeo, através da internet. Já seria um avanço em relação aos maquiadores virtuais que existem hoje nos sites de beleza ou das próprias marcas de maquiagem. Todos esses funcionam de forma estática. Você faz o upload de uma fotografia do seu rosto para o site e aplica a maquiagem em cima da imagem.

“Ficamos um bom tempo até conseguir um resultado bem real por meio da webcam. Mas, ainda assim, através do computador não tínhamos como dar a noção de movimento”, diz Igor Puga, sócio-diretor da agência ID, contratada para fazer o projeto. Foi aí que veio a ideia de usar um espelho, uma televisão de LCD e o sensor de movimentos Kinect, desenvolvido pela Microsoft.

Para ser o mais fiel possível, a câmera do Kinect foi programada para reconhecer três tons de pele: branca, morena e negra. Assim que reconhece a cor, o software muda a palheta de cores das maquiagens sem que a usuária perceba. A mesma cor de blush ou de sombra ficará diferente em cada um dos tons de pele, exatamente como acontece no mundo real.

Já o espelho que reveste a engenhoca foi trazido da Alemanha. Ele tem uma película touch e é translúcido de uma forma que não se sobrepõe ao fundo, onde está acoplada a televisão de LCD e a câmera do Kinect. Depois de quebrar muito a cabeça para o aparelho, foi preciso ter lábia para convencer um estabelecimento a mexer no seu banheiro para trocar o espelho original pelo espelho virtual de maquiagem.O Ici Bistrô, restaurante francês localizado na zona oeste de São Paulo, topou a parceria com a Natura. Depois de um pequeno quebra-quebra o espelho foi instalado. O primeiro teste foi feito no fim de semana e hoje ele começa a funcionar para valer. Fica por lá até o dia 19 de agosto.

A expectativa é que cerca de mil mulheres façam a maquiagem virtual, o que significaria uma adesão de 70%. A brincadeira também deve atrair alguns homens. Nos dois primeiros dias de teste, para cada três mulheres que usaram o espelho, um homem se aventurou na maquiagem. Não, eles não devem sair de lá e comprar correndo um batom. Eles usam o espelho de farra: passam batom, sombra e chamam os amigos para darem boas risadas. Para a Natura, está valendo. O que vale é interagir.

Publicado na Época Negócios, em 27/07/2012.

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: