Pular para o conteúdo

27 de julho de 2012

Inovações em tempos de Olimpíada

por innovacentro

Quem não se lembra da Jabulani, bola utilizada na última Copa do Mundo imortalizada nas transmissões pela voz de Léo Batista? Lembram das chamadas peles de tubarão utilizadas pelos nadadores em Pequim (depois foram proibidas pela federação internacional de natação)?

Está acontecendo os jogos olímpicos de Londres, um grande evento esportivo que mobiliza praticamente todos os países do mundo na expectativa de ver os melhores atletas em ação. Além disso, os jogos olímpicos são também um excelente momento para lançamentos e introdução de novidades em diferentes setores como: artigos esportivos, arquitetura e construção, mídia, medição de tempos e medicina.

Quem não se lembra da Jabulani, bola utilizada na última Copa do Mundo imortalizada nas transmissões pela voz de Léo Batista? Lembram das chamadas peles de tubarão utilizadas pelos nadadores em Pequim (depois foram proibidas pela federação internacional de natação)?

Pois é, grandes marcas aproveitam para lançar novidades em eventos esportivos de grande porte. Esse ano uma das inovações mais aguardadas são os uniformes desenvolvidos pela Nike para o atletismo. Chamado de Turbo Speed, a vestimenta promete auxiliar os velocistas a quebrar recordes. Inspirada no formato de bolas de golfe é feita de material ultraleve e ainda é feito de 82% de materiais reciclados (equivalente a 13 garrafas plásticas). O desenvolvimento envolveu mais de 1000 horas de pesquisas e testes em um túnel de vento. Os resultados apontam que numa prova de 100 metros o equipamento pode melhorar a performance em 0,023 segundos. Achou pouco? Essa foi a diferença entre o 3º e o 4º colocado na prova de 2008 (ou seja, estar no pódio ou ser esquecido para sempre).

Praticamente todos os esportes trazem inovações que prometem melhorar o desempenho dos atletas nos jogos. Desde raquetes para tênis de mesa até calçados para levantadores de peso. Os jogos olímpicos e especialmente os atletas de ponta, são um excelente momento para fazer o marketing de produtos inovadores (vejam o post http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2012/05/22/marketing-para-produtos-inovadores/).

Mas as inovações não param apenas nas roupas e equipamentos utilizados pelos atletas. Uma das empresas mais antigas vinculadas aos jogos olímpicos é a Omega. Responsável pelas medições dos tempos desde 1932 cada evento traz novidades. Hoje são utilizados sensores de movimento para controlar as largadas e até rastreadores GPS para competições como o remo e outros esportes.

No caso da arquitetura, cada olimpíada traz também inúmeras inovações. Novidades como os estádios de coberturas móveis e sistemas de ventilação já foram utilizados nos jogos passados. O estádio chamado de Ninho de Pássaro foi um dos destaques da olimpíada de Pequim. Esse ano Londres apostou na “construção verde”, combinando o que há de mais moderno em materiais reciclados e aproveitamento energético. Foram utilizados conceitos inovadores como concreto reciclado e sistemas de aproveitamento energético e de resíduos. O Velodrome é o primeiro do gênero que consegue dispensar o ar condicionado, utilizando apenas ventilação natural.

As inovações não param por aí, o pódio para entrega das medalhas foi projetado para se utilizado também para os jogos paraolímpicos, utilizando conceitos de acessibilidade. Essa também será a primeira olimpíada da era das redes sociais plenamente difundidas. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos apontou que 28% dos entrevistados planeja discutir os jogos pelas redes sociais. Outros 20% disseram que irão assistir pela internet ou tablet e 15% pelo celular pelo menos parte dos jogos. Esse movimento cria uma série de novidades relacionadas à cobertura da mídia. Essa será a primeira olimpíada com um aplicativo oficial que apresenta todos os resultados em tempo real.

Com tantas inovações, vale a pena ficar ligado e torcer pelos atletas brasileiros. Confiram o vídeo sobre o Turbo Speed.

Publicado na Exame.com, em 27/07/2012.

 

Anúncios
Leia mais de Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: