Pular para o conteúdo

8 de junho de 2012

Nintendo põe todas as fichas no lançamento no novo Wii

por innovacentro

Quando o mundo dos videogames baixar em Los Angeles esta semana para o evento anual do setor, a Nintendo Co. estará no centro das atenções.

A empresa japonesa está aproveitando a Electronics Entertainment Expo, ou E3, para revelar o sucessor do console Wii, um lançamento crucial em meio a um declínio nas vendas da gigante dos videogames.

O Wii U vai testar se a Nintendo conseguirá manter o curso em meio à tormenta de mudanças que assola o setor.

Há muito tempo que a E3 é a plataforma de lançamento dos novos consoles de videogame — geralmente a cada cinco ou seis anos — o que ajuda a impulsionar a demanda por hardware e software. A Nintendo permitiu um vislumbre do novo produto que ela chama de Wii U na feira de eletrônicos de LA no ano passado, mas a empresa realmente deve exibir os novos recursos do console durante uma apresentação na abertura da E3.

Há muito em jogo. O Wii original, lançado pela Nintendo em 2006, teve fortes vendas justamente por causa dos jogos fáceis de aprender e controles que reagem à movimentação dos jogadores. A Nintendo já vendeu 100 milhões de unidades do videogame nos últimos anos, ultrapassando o Xbox 360 e o PS3, da Sony Corp. Mas o ritmo das vendas diminuiu gradualmente. A Nintendo divulgou no último ano fiscal o primeiro prejuízo em mais de três décadas.

A Nintendo também sofreu outro golpe com as fracas vendas após o lançamento de seu videogame portátil 3DS. Embora um desconto considerável tenha ajudado a aumentar o interesse pelo 3DS, a Nintendo prevê que a receita caia mais 26% no ano fiscal que se encerra em março de 2013.

O Wii U pode testar se a Nintendo resistirá às ondas de mudança que atingem o setor. Nos últimos 30 anos a empresa continuou com seu modelo tradicional de vender consoles que executam jogos armazenados em cartuchos ou discos. Mas outras maneiras mais baratas de jogar estão se popularizando rapidamente.

Enquanto os jogos dos Wii geralmente custam entre US$ 25 e US$ 50 (preços nos EUA), os aplicativos de videogame para smartphones e tablets — muitos deles gratuitos ou vendidos por até US$ 5 — são uma nova alternativa para os clientes da Nintendo. Enquanto isso, a Zynga Inc. e outras empresas criaram um novo segmento chamado jogos de rede social, oferecendo títulos on-line gratuitos, mas que cobram dos usuários por recursos adicionais.

Em paralelo, os fabricantes rivais de consoles Microsoft e Sony criaram redes on-line que aumentaram o apelo do hardware oferecido por eles — ofertas que a Nintendo ainda não conseguiu imitar.

O novo console da Nintendo, que deve chegar às lojas mais tarde este ano, pretende ampliar o sucesso do Wii. Ele incorpora os controles originais do Wii com um novo controle no formato de tablet com tela de toque de seis polegadas, câmera embutida e sensores de movimento.

O Wii U também quer remediar uma grande deficiência do modelo antecessor, oferecendo gráficos em alta definição, recurso que foi crucial para ajudar o Xbox 360 e o PS3 a fazer sucesso na comunidade de usuários de jogos eletrônicos. “O Wii teve muito sucesso em atrair jogadores ocasionais, mas será que a Nintendo conseguirá fazer o mesmo com o Wii U quando celulares e tablets oferecem tantas opções de jogos gratuitos?”, disse Nanako Imazu, analista de pesquisa da CLSA, em Tóquio. “A preocupação é essa.”

Imazu calcula que o Wii U será vendido por um preço entre US$ 250 e US$ 350 (nos EUA). A Nintendo já afirmou que não pretende revelar o preço do Wii U durante a feira de eletrônicos de Los Angeles.

A Sony e a Microsoft também estão desenvolvendo sucessores para seus respectivos sistemas, mas nenhuma das duas pretende lançar as novas máquinas na feira deste ano.Publicado no The Wall Street Journal, em 04/06/2012.

Anúncios
Leia mais de Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: