Pular para o conteúdo

5 de abril de 2012

10 Dicas Rápidas de Criatividade

por innovacentro

O escritor americano Jonah Lehrer é um jovem prodígio: com apenas 31 anos já detém o título de Doutor em Neurociência e foi um dos únicos da turma a ser escolhido para trabalhar no laboratório de Eric Kandel, Prêmio Nobel de Medicina, em 2000.

O fato é que ess jovem já é referência em estudos sobre criatividade e inovação. E seu terceiro livro,  Imagine – How Creativity Works (“Imagine – Como a Criatividade Funciona”), já está dando o que falar. Lehrer chegou a conclusões interessantíssimas a partir de pesquisas sobre situações reais com resultados inovadores, entre elas, de que qualquer pessoa é capaz de ser criativa, e tudo depende de situações favoráveis e mudança de comportamento diante da rotina.

Entre os exemplos, cita uma das iniciativas da cultura de inovação da 3M, onde todo engenheiro tem 1 hora ao dia para fazer o que quiser: seja trabalhar em algum projeto deixado de lado ou mesmo, para um hobby: “ao dar a seus colaboradores um tempo para relaxar, a gestão da 3M acaba por fomentar a criatividade” – diz Lehrer.

O destaque do livro fica para as 10 dicas rápidas sobre comportamentos e ambientes que geram inspiração para a criatividade. Veja abaixo e incorpore-as ao seu cotidiano:

1. Cerque-se da cor Azul
Um estudo de 2009 constatou que indivíduos conseguiam montar o dobro de quebra-cabeças quando cercado por azul. A cor gera uma postura mais relaxada e associativa. Vermelho, por outro lado, tornou as pessoas mais alertas e conscientes, ótimo para estimular resolução de problemas analíticos.

2. Fique grogue
De acordo com um estudo publicado no mês passado, estar um pouco fora de foco melhora a  taxa de sucesso em 50%. Esse tipo de percepção não se obtém apenas com substâncias químicas, como embriagar-se. Você também alcança esse estado mental através da meditação, por exemplo.

3. Não tenha medo de sonhar
Ne é preciso afirmar que isso foi concluído por pesquisas. É fato que manter a mente aberta, sem preconceitos, é essencial para se ter boas ideias.

4. Pense como uma criança
A espontaneidade é requisito principal para que as ideais brotem. Inclusive, um dos ícones da cena publicitária brasileira, Roberto Duailibi, afirmou isso, em evento recente.

5. Ria alto
Viva com mais leveza e não leve as coisas tão à sério.

6. Imagine que você está longe
O distanciamento faz com que a situação seja vista por um ângulo mais amplo: você percebe melhor uma realidade ao se ver distante dela.

7. Prefira os verbos genéricos aos pontuais
Uma maneira de aumentar a capacidade de resolução de problemas é mudar os verbos usados para descrever o problema. Quando os verbos são extremamente específicos, as pessoas pensam em termos estritos. Por exemplo: usar “movimento” ao invés de “condução”

8. Fique “fora da caixa”
Tente mudar de ares, e não se manter em um lugar só. A lição? Evitar a sensação de bloqueio, como: você está preso em seu quadrado.

9. Conheça o Mundo
Viajar pelo mundo e se abrir às manifestações culturais é sem dúvida, um ampliador de horizontes. A tecnologia nos dá um pouco dessa oportunidade, conectando várias nações pela rede.

10. Mude-se para uma metrópole
Aqui, embora saibamos que nas cidades grandes a quantidade de informação é muito maior do que a de uma pequena, a possibilidade de se manter em meio disso tudo anonimamente é o que estimula a produção criativa. O isolamento propicia o indivíduo a se expressar melhor, com mais espontaneidade.

Publicado no Blog 3M de Inovação em 28/03/2012

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: