Pular para o conteúdo

9 de fevereiro de 2012

Os maiores inventores e inovadores da história, segundo MIT

por innovacentro

Pesquisa realizada com jovens americanos apontou quem eles consideram os maiores inventores e inovadores de todos os tempos

São Paulo – O MIT (Massaschusetts Institut of Technology) é considerado um dos maiores polos de inovação do planeta. Anualmente, a instituição divulga o Lemelson-MIT Invention Index, um estudo que tem como objetivo investigar como os americanos enxergam o curioso mundo da inovação e invenções.

Na edição deste ano, a pesquisa entrevistou um grupo de cerca de 1000 jovens, entre 16 e 25 anos de idade e que foram submetidos a uma série de perguntas sobre o assunto, entre elas, quem eles consideravam como as figuras mais inovadoras de todos os tempos. Para a surpresa da equipe, a maioria dos jovens apontou Thomas Edison como o maior inventor.

O americano foi o responsável pela criação de uma série de invenções, como o fonógrafo – primeiro aparelho capaz de reproduzir som – e o cinetógrafo – que pode ser considerado o pai das câmeras filmadoras. Além disso, foi o primeiro a produzir uma lâmpada incandescente de fato utilizável em escala comercial.

Confira abaixo outros nomes eleitos pelo grupo de jovens como os maiores inventores:

Steve Jobs

O fundador da Apple, Steve Jobs, ficou com o segundo lugar entre os eleitos do grupo. Jobs foi um dos primeiros a enxergar o potencial que computadores pessoais tinham de revolucionar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia. E ele estava certo.

Na terceira posição da lista de inventores mais importantes escolhidos pelo grupo está o escocês Graham Bell. Membro de uma família de especialistas na comunicação com deficientes auditivos, o cientista e inventor foi o primeiro nome a ser associado à invenção do telefone, atualmente atribuída ao italiano Antonio Meucci.

Marie Curie

A polonesa foi a primeira pessoa a ser contemplada duas vezes com um Nobel. O primeiro foi no ramo da física, por suas descobertas do campo da radioatividade. O outro, na química, justificou-se pelo encontro de dois novos elementos até então desconhecidos, o rádio e o polônio.

Mark Zuckerberg

O fundador do Facebook ficou com a quinta colocação entre os grandes inventores da história, de acordo com os jovens ouvidos pelo Lemelson-MIT Invention Index. A rede social lançada por ele em 2004 é frequentada por mais de 750 milhões de usuários ativos e é considerada a maior do mundo.

Amelia foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico e também a cruzar os EUA em um avião, de costa a costa. Além de aviadora, foi uma importante militante pelos direitos das mulheres na aviação. Sua morte ainda é alvo de mistérios. Ela desapareceu em 1937, enquanto sobrevoava o Pacífico para dar a volta ao mundo.

Temple Grandin

Engenheira, escritora, cientista e…autista. Temple Grandin inventou uma série de instrumentos que revolucionaram a pecuária e também a “máquina do abraço”. O aparelho, que pressiona um indíviduo simulando contato físico, é usado até hoje em pacientes autistas. Temple é considerada uma das maiores especialistas em autismo e escreveu vários livros importantes sobre o assunto.

Publicado no site Exame.com em 28/01/2012 (por Gabriela Ruic)

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: