Pular para o conteúdo

21 de novembro de 2011

HSM ExpoManagement 2011: gestão da inovação

por innovacentro

Na maratona HSM Expomanagement 2011 em São Paulo, na última semana, Alexandre N. Rodrigues à frente do marketing da linha automotiva da 3M, nos fez melhor entender como a inovação pode ser um elemento importante de outras estratégias corporativas.

Alexandre destaca que inovações – aplicadas à estratégias – podem mudar a forma com que as pessoas enxergam ou fazem algumas atividades e ainda questiona, que inovação é tudo que traz maior produtividade e competitividade à uma empresa. O sucesso da 3M, por exemplo, deve-se à capacidade que a empresa atrai pessoas imaginativas e produtivas, criando-se ambientes desafiadores dentro de uma organização que não estabelece obstáculos para seus profissionais atuarem.

Sobreviver em meio a produtos repetitivos ou extensões de produtos é um desafio que pode ir além da criatividade. Dentro de uma cultura de inovação deve-se levar em conta: habilidade, conhecimento, motivação e daí a criatividade. Não cabe ao cliente pedir os produtos de que necessita, é tarefa da empresa identificar – através de pistas – as necessidades ocultas do consumidor e elaborar soluções em forma de produtos.

Alexandre ressalta uma reflexão bastante válida – a internet seria uma era de informação ou da colaboração? As empresas vêm apostando de forma crescente no open innovation – que nada mais é do que a tão falado ajuda colaborativa – o crowdsourcing. Vale refletir o entusiasmo que a internet nos fornece para criar inovação de forma contínua.

A 3M injeta desejo por inovação por toda a empresa constantemente. Para isso estabelece a inovação com regra. Por exemplo, a empresa permite que todo o pessoal técnico dedique 15% do seu tempo para trabalhar em projetos que eles mesmos escolhem. Eles não precisam de aprovação, mas sabem que têm o apoio e encorajamento para trabalhar em defesa de suas ideias com liberdade para criá-las, das formas mais inovadoras possíveis.

A 3M propõe ser a empresa mais inovadora do mundo. E o que se espera é que os funcionários validem esta visão em tudo o que fizerem. Este é o alvo final das metas exigentes de uma empresa que, muda continuamente para antecipar negócios e tecnologias, antes mesmo de que os consumidores pensem em precisar delas!

Publicado no Portal 3M, em 17/11/2011.

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: