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10 de novembro de 2011

L’Oréal planeja novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil

por innovacentro

Com faturamento de R$ 1,64 bilhão e crescimento de 20,9% em 2010, o país é considerado um mercado estratégico para a companhia francesaDe olho no potencial de vendas do terceiro maior mercado em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (dados do Euromonitor de 2010), a francesa L’Oréal planeja um novo centro de pesquisas no Brasil.

Época Negócios apurou que a companhia está disposta a expandir a área de pesquisa e desenvolvimento para produtos voltados a novos segmentos, como cuidados com a pele e desodorantes. Até uma parceria com a UFRJ está sendo negociada.

O novo laboratório ainda não tem lugar nem prazo definidos, mas este não será o primeiro centro de pesquisa da L’Oréal no Brasil. A companhia já possui um dentro de sua fábrica, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que atua principalmente na criação de novos produtos para cabelos. Só no ano passado, foram desenvolvidas 100 fórmulas, entre elas, o Elsève Reparação Total 5, o Elsève Hydra-Max Colágeno e o L’oréal Professionnel X-Tenso Care. São todos produtos vendidos aqui, mas também são absorvidos pelo mercado internacional. “Os diferentes tipos de cabelo da população brasileira é um ponto a favor nas pesquisas”, Serge Restlé, diretor de pesquisa e inovação da L’Oréal Brasil.

Enquanto o novo laboratório não fica pronto, o atual centro de pesquisa, inaugurado em 2008, está sendo ampliado e a equipe de pesquisadores dobrou e conta hoje com 50 integrantes. Os investimentos feitos pela companhia não foram revelados. “Queremos começar a desenvolver produtos para cuidados com a pele”, afirma o executivo da L’Oréal.

Pesa a favor do Brasil o fato de a operação brasileira ter sido a segunda que mais colaborou em termos de faturamento no balanço da companhia em 2010. A operação brasileira faturou R$ 1,64 bilhão no ano passado, um crescimento de 20,9% em relação ao ano anterior. Mundialmente, a companhia apresentou faturamento de 19,5 bilhões de euros, o equivalente a R$ 46,9 bilhões.

Apenas na França, a L’Oréal possui 11 laboratórios. São mais três centros na Ásia (sendo dois no Japão e um na China) e dois nos Estados Unidos. O laboratório do Brasil é o único da América Latina.

O mercado de beleza
Um ranking do instituto internacional de pesquisas Euromonitor apontou que o Brasil foi o terceiro maior mercado em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no ano passado, com US$ 37,4 bilhões (R$ 65,1 bilhões) em vendas, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. O país, no entanto, foi o primeiro em crescimento (30,1%). Como base de comparação, a Rússia, em segundo lugar, cresceu 15% e a China, em terceiro, 10,8%.

A concorrência
Entre as principais concorrentes da L’Oréal no mundo, a Unilever mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento em Valinhos, no interior de São Paulo. A estrutura atende tanto o mercado regional da América Latina, adaptando fórmulas em alimentos, beleza e limpeza para o consumo local, quanto o mercado global, com o desenvolvimento de novos produtos na linha de sabonetes. Já a P&G possui um Centro de Inovação, no Rio de Janeiro, focado em beleza, que pesquisa principalmente a linha de xampus.

A aposta dessas empresas no mercado nacional parece certeira. O Euromonitor estima que até 2014 a indústria brasileira deverá crescer US$ 8 bilhões ( R$ 13,9 bilhões). Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram um crescimento médio de 10,5% nos últimos 15 anos no mercado brasileiro, que passou de um faturamento líquido de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010.

Publicado na Revista Época Negócios em 09/11/11 (por Daniela Almeida) 

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