Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2011

Cias. do País em bolsa gastam 10,5% mais em P&D

por innovacentro

O montante destinado passou de US$ 1,9 bilhão em 2009 para US$ 2,1 bilhões em 2010, segundo o estudo anual “Global Innovation 1000 de 2011”

As empresas de capital aberto no Brasil seguiram o ritmo global e aumentaram em 10,5% o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no ano passado. O montante destinado passou de US$ 1,9 bilhão em 2009 para US$ 2,1 bilhões em 2010, segundo o estudo anual “Global Innovation 1000 de 2011” divulgado hoje pela consultoria global Booz & Company.

Apesar de investirem mais, o número de empresas brasileiras citadas no ranking de gastos com inovação permaneceu inalterado com cinco grupos: CPFL Energia, Embraer, Petrobras, Totvs e Vale. A maioria delas aumentou a fatia de investimentos em P&D, em 2010. A única que fez o caminho inverso foi a Vale, que cortou recursos para esta finalidade – passaram de US$ 1,115 bilhão para US$ 891 milhões, em 2010.

No âmbito global, as mil empresas de capital aberto que mais investiram em pesquisa e desenvolvimento em 2010 elevaram os investimentos em 9,3%, totalizando uma cifra de US$ 550 bilhões. Trata-se de “uma forte recuperação com relação ao declínio de 3,5% de 2009 – o que marca um retorno à trajetória de crescimento no longo prazo dos gastos com inovação”, destaca a pesquisa da Booz & Company.

Das organizações acompanhadas pela consultoria no mundo inteiro, 68% elevaram os seus gastos com P&D em 2010. O destaque ficou para os setores de informática e eletrônicos, saúde e automotivo, que juntos responderam por mais de três quartos (77%), ou US$ 36,1 bilhões, de uma expansão de US$ 46,8 bilhões.

Os segmentos que apresentaram o maior porcentual de crescimento em P&D foram os de software e internet (11%), saúde (9,1%) e insumos (8,5%). Novamente a Apple foi citada como a empresa que mais investe em inovação pelos 600 executivos consultados pela Booz & Company. Google e 3M ocuparam o segundo e terceiro postos, nesta ordem. Além destas, o Facebook também foi bastante lembrado pelos executivos, entrando na décima colocação.

Publicado na Época Negócios, em 24/10/2011

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: