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21 de outubro de 2011

Samsung investe R$ 160 milhões em pesquisa no Brasil

por innovacentro

Volume é bem superior aos R$ 100 milhões investidos no ano passado, quando a empresa faturou US$ 5 bilhões no país.

A Samsung projeta que ao fim deste ano terá investido no Brasil cerca de R$ 160 milhões em seus projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O valor é significativamente superior aos R$ 100 de milhões investidos em 2010. No ano passado companhia faturou US$ 5 bilhões no país.

De acordo com Benjamin Sicsú, vice-presidente de novos negócios da Samsung no Brasil, o volume de investimento da companhia para projetos de P&D realizados no Brasil continuará crescendo. Isso porque a qualidade das ações têm recebido cada vez mais reconhecimento da matriz.

“Por isso, mais recursos tem sido investidos gradualmente, mais gente tem sido alocada para essas projetos e, obviamente, mais iniciativas importantes estão sendo realizadas país”, acrescenta. Em 2010, a empresa investiu globalmente cerca de US$ 20 bilhões do seu faturamento de US$ 137 bilhões em P&D.

Atualmente, o principal foco de desenvolvimento da equipe local de P&D são aplicativos para celulares, smartphones e televisões. “Fomos a primeira empresa do mundo a colocar um serviço bancário em televisões inteligentes”, afirma Sicsú, referindo-se a um aplicativo lançado pela empresa em junho, totalmente desenvolvido no país.

Aproximadamente 10% dos cerca de 10 mil funcionários que a empresa possui no Brasil atuam com P&D. Mundialmente, são 25 mil profissionais voltados à inovação. Trata-se de 25% de toda a força de trabalho da companhia, que está na casa dos 100 mil empregados.

Centro de desenvolvimento

No Brasil, a empresa desenvolve também aplicativos de celulares para alguns países da América Latina. Parte do trabalho é feito na Coreia. Porém, essa situação deve mudar. “Temos o projeto de daqui a um ano e meio fazermos no Brasil a totalidade desse desenvolvimento para os países das América Latina”, diz Sicsú. “Quer dizer, o Brasil se tornará o centro de desenvolvimento de software para usabilidade na região”, afirma.

Tanto a fábrica da Samsung em Campinas quando a de Manaus possuem núcleos internos de P&D. Nessas mesmas cidades a empresa conta com institutos de pesquisa externos, sendo que o de Campinas é totalmente dedicado a telecomunicações, isto é, celulares, basicamente. Já o de Manaus, que conta também com um escritório na cidade de São Paulo, é voltado para tecnologias de interatividade em aparelhos de TV.

A estrutura de P&D da empresa no Brasil envolve ainda convênios estabelecidos com diversos centros de pesquisa, muitos deles situados no Nordeste, como o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e o Instituto Recôncavo de Tecnologia, de Salvador.

Hardware

A Samsung também conduz no país projetos de inovação envolvendo hardware, principalmente no segmento de discos rígidos. Porém, eles ainda são poucos.

“Estamos começando a fazer algumas coisas em hardware. Logo vamos fazer algo na área de notebooks”, afirma o executivo, preferindo não detalhar o projeto. “O Brasil tem uma indústria de software muito evoluída. Então obviamente a potencialidade do país em software é muito maior do que em hardware”, afirma.

Até hoje, o esforço de inovação da Samsung no Brasil resultou no depósito de 25 patentes, tanto dentro quanto fora do país. “É pouco, mas trata-se de um número grande para o contexto da indústria ‘eletroeletrônica do Brasil”, avalia Sicsú.

“Muitas tecnologias óticas que desenvolvemos aqui foram patenteadas e são usadas em produtos mundiais da Samsung”, acrescenta. Estão nesse grupo tecnologias que ajudaram a companhia coreana a desenvolver soluções que permitem usar a câmara fotográfica do celular para identificação de pessoas ou mesmo como mouse.

Publicado no Jornal Brasil Econômico, em 21/10/2011 (por João Paulo Freitas)

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