Pular para o conteúdo

17 de outubro de 2011

O que projetos de sucesso têm em comum com a Apple em inovação?

por innovacentro

Na semana passada o mundo perdeu um dos grandes gênios da inovação – Steve Jobs – responsável por grandes ideias tecnológicas que revolucionaram a história. Mas, ele não foi o único. Pesquisadores de Universidades de Israel e Nova Iorque estudaram os  400 projetos mais inovadores e lucrativos dos últimos 60 anos e elegeram os principais.

Foram identificadas características comuns nos projetos que fizeram com que as empresas – hoje bem sucedidas – evoluíssem para patamares com alto grau de inovação científica, tecnológica e de design.

Confira abaixo os mais interessantes e tente detectar se existe realmente a fórmula de sucesso para a inovação:

1. Projetos grandiosos criam uma vantagem competitiva no mercado – É o exemplo do AS/400 da IBM, lançado no final da década de 80. Ele fez com que a empresa chegasse à liderança do segmento de mini-computadores para pequenos e médios negócios.

2. Colaboração – A Boeing teve ajuda externa e colaborativa para desenvolver o modelo 777, um dos seus maiores acontecimentos comerciais. A empresa convocou oito dos seus melhores fornecedores para ajudar no desenvolvimento do projeto.

3. Mudanças culturais – A BMW entregou ao mercado na década de 90o modelo esportivo Z3, o primeiro carro da marca produzido nos Estados Unidos. O carro vendeu 50% mais que o previsto no mercado e transformou a cultura da empresa para sempre.

4. Envolvimento do líder – A presença de Bill Gates na concepção do programa Word para Windows – lançado em 1989 – foi decisiva para resolver problemas técnicos. Depois de lançado, transformou-se em referência para o mercado.

5. Parcerias – O Word para Windows usou informação do Word para Macintosh, da Apple. A Apple adotou a das empresas Fuse e Portal Player para criar o iTunes. E a Boeing comprou da Dassault Systèmes um programa de engenharia sem o qual o 777 não sairia do chão.

6. Flexibilidade & Agilidade – A Apple é famosa por estimular pessoas das áreas de design, software, produção e embalagem a estudar processos e tecnologias novas que facilitem rápidas alterações de mercado.

7. União & Orgulho – A equipe da Nasa que construiu a sonda Kepler – que tem a  função de encontrar planetas próximos e com características semelhantes às da Terra – estava inspirada, orgulhosa e comprometida com a missão, o que fez a maior diferença.

Publicado no Blog da 3M, em 11/10/2011

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: