Pular para o conteúdo

4 de outubro de 2011

Apple anuncia iPhone 5 e outras novidades nesta terça-feira

por innovacentro

Tim Cook, o CEO da Apple, vai apresentar o iPhone 5 nesta terça-feira. Confira as novidades que a Apple deve anunciar

São Paulo — Tim Cook deve subir ao palco nesta terça-feira para fazer sua primeira grande apresentação como CEO da Apple. A empresa diz que o assunto principal do evento será o iPhone, indicando que o muito esperado iPhone 5 será finalmente revelado. Para Cook, é a chance de mostrar-se ao mundo como número um da Apple e sair (se é que isso é possível) da sombra de Steve Jobs. Os principais vice-presidentes da Apple devem acompanhá-lo no palco.

O evento da Apple acontece às 14h (hora de Brasília) em Cupertino, na Califórnia, com cobertura ao vivo de EXAME.com. Enquanto o momento não chega, veja alguns detalhes do que a Apple deve anunciar.

1) iPhone 5

Principal novidade, o iPhone 5 deve trazer tela ligeiramente maior que a do iPhone 4 e processador mais potente, igual ao do iPad 2. A câmera traseira vai dos atuais 5 megapixels para 8 megapixels, além de filmar em resolução também maior. O iPhone 5 também deve se diferenciar do seu antecessor na aparência redesenhada. E vai sair da fábrica com o novo sistema operacional iOS 5 e acesso ao serviço de computação em nuvem iCloud.

2) iOS 5

O novo sistema operacional iOS 5 já vem sendo testado há alguns meses. Uma das novidades é um recurso de comando por voz chamado Assistant. Ele permite controlar o iPhone pronunciando frases como “Localizar Rua da Ponte, número 38, em Belo Horizonte”. Nesse exemplo, o iPhone iniciaria uma busca no Google Maps em resposta ao comando. Ainda não se sabe, porém, se esse recurso vai funcionar em todos os idiomas.

Há também novas funções para ajustes de fotos; um ícone para acionamento rápido da câmera na tela de desbloqueio; a banca de revistas e jornais digitais Newsstand; uma agenda de compromissos e uma central de notificações, onde serão concentrados os avisos ao usuário. Além disso, o iOS 5 vai dar acesso ao serviço de computação em nuvem iCloud.

3) iCloud

O novo serviço de computação em nuvem iCloud, da Apple, vai permitir que o iPhone e o iPad sejam usados sem que sejam sincronizados periodicamente com um computador. O backup dos arquivos será feito na nuvem, ou seja, em servidores na internet. O usuário poderá armazenar fotos, músicas, mensagens e documentos no iCloud e abri-los usando um iPhone, iPad, iPod touch, Mac ou PC. Bastará ter uma conexão com a internet para isso. O serviço gratuito vai permitir que o usuário armazene até 5 gigabytes de conteúdo. Para ter uma conta no iCloud, será necessário ter o iOS 5 instalado no iPhone, iPad ou iPod touch.

4) iPhone 4S

Além de vir da fábrica no iPhone 5, o iOS 5 também poderá ser instalado nos atuais iPhone 4 e 3GS. É possível, também, que a Apple apresente uma versão ligeiramente melhorada do iPhone 4. Ela vem sendo chamada informalmente de iPhone 4S.

Quando lançou o iPhone 4, em 2010, a Apple continuou vendendo o modelo 3GS. Assim, é razoável supor que ela deverá manter o iPhone 4 (ou 4S) nas lojas como opção mais barata. Há rumores, ainda, de que o iPhone 3GS também vai continuar à venda em alguns países, por um preço ainda mais baixo. Mas as chances de isso acontecer são menores. 

5) Início das vendas

Por razões práticas, a Apple não costuma iniciar as vendas imediatamente após anunciar um produto. Geralmente, há uma demora de uma semana ou mais até ele chegar às lojas nos Estados Unidos. É provável que o iPhone 5 comece a ser vendido naquele país na metade deste mês. Já a chegada ao Brasil é mais incerta. O iPhone 4 começou a ser vendido no Brasil quase três meses depois do seu lançamento nos Estados Unidos. Há uma chance de que o iPhone 5 chegue antes do fim do ano. Mas isso não é garantido.

Piblicado na Revista Exame, do dia 03/10/2011 (por Maurício Grego).

Anúncios
Leia mais de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: